Vereador propõe doação de tablets e internet para professores e alunos


18/08/2020 14h47 • atualizado 18/08/2020 14h54

Vereador Marcel Silvano diz que iniciativa garantirá melhorias para o trabalho dos professores e direito dos alunos de assistirem aulas virtuais durante o período da pandemia

A Câmara de Macaé aprovou nesta terça-feira, 18, por unanimidade, a proposta do vereador Marcel Silvano – Requerimento nº 345/2020 -, que trata do fornecimento de aparelhos digitais do tipo tablets, já munidos de pacote de dados para acesso à internet, a serem disponibilizados aos professores e alunos da rede municipal do 6º ao 9º ano, segundo segmento do Ensino Fundamental, e na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A iniciativa do vereador foi pautada nas reclamações dos profissionais da Educação, alunos, pais e responsáveis, sobre a dificuldade de exercer o trabalho e assistir as aulas em ambiente virtual, uma vez que as aulas presenciais foram suspensas, em virtude da pandemia do coronavírus. Eles se queixam da dificuldade financeira para adquirir equipamentos e terem acesso à internet.

Marcel ressalta que o Governo deve aplicar medidas concretas para garantir melhores condições de trabalho e o direito à educação dos alunos. Segundo ele, essa proposta é apenas uma etapa do que seu mandato irá propor. Novos requerimentos serão apresentados no mesmo sentido para atender o primeiro segmento do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e Ensino Médio.

A última etapa será propor a formação do profissional de educação para lidar com essa nova forma de garantir o conteúdo aos alunos e lidar com o acesso à tecnologia. O vereador lembra que muitos desconhecem ferramentas, aplicativos, plataformas digitais. Para isso é preciso qualificá-los e que talvez a Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos – FeMASS seja o caminho para promover essa qualificação.

“Queremos que nesse tempo de aulas remotas, do qual não sabemos até quando durará, que o professor e o estudante tenham acesso pleno ao equipamento e internet. Uma medida para que não seja ainda mais dolorida a realidade de evasão escolar e dos resultados de ensino aprendizagem”, disse Marcel.

Em defesa da proposta, o vereador Maxwell Vaz parabenizou e lembrou que o próprio Marcel Silvano já apresentou emendas impositivas ao Orçamento para que a Prefeitura equipasse as escolas do município com equipamentos de multimídia, o que não foi executado em sua plenitude.

“Se as suas emendas tivessem sido direcionadas para essa infraestrutura da escola, hoje teríamos uma situação mais fácil para o enfrentamento da pandemia. A Secretaria de Educação, com o orçamento de R$ 400 milhões, ainda fica patinando no quadro de giz e com as professoras se esforçando, correndo o risco de perder suas cordas vocais”, lamentou Maxwell.

O vereador Guto Garcia, ex-secretário de Educação desse mandato, também reconheceu como boa a proposta do colega vereador, mas ponderou ressaltando dúvidas sobre o orçamento do município para atender a proposição. Entretanto, Marcel Silvano destacou que há possibilidade sim de o Governo executar a proposta, já que há recurso proposto nas suas emendas impositivas ainda não executadas.

“Se o Governo quiser, porque ele pode, tem a alternativa de usar as emendas impositivas mencionadas pelo vereador Maxwell e que encaminhei para equipar algumas unidades escolares com laboratórios de informática. Basta direcioná-las para essa ação, que pode ser feita de maneira escalonada, do 9º para o 6º ano e de maneira organizada mensalmente para dar conta e assim, no final do ano, estar bem resolvido”, respondeu Marcel.

Se atendida a proposta do vereador Marcel, os equipamentos serão de posse dos professores e alunos. Em relação às suas emendas impositivas para o Orçamento Municipal de 2020, o mandato direcionou um total de R$ 180 mil para compra de equipamentos de escolas.

Mais conteúdo sobre:
NotíciasO dia na câmara
Vereador Marcel Silvano - Informação obtida em http://marcelsilvano.com.br/noticias/vereador-propoe-doacao-de-tablets-e-internet-para-professores-e-alunos/