Recurso federal não é usado pelo município para equipar unidades de ESF


02/08/2018 10h37 • atualizado 02/08/2018 10h46

Enquanto isso, população sofre com falta de atendimento e profissionais com condições indignas e precárias de trabalho

Com o fim do recesso parlamentar e com o retorno das sessões ordinárias, nessa quarta-feira, 1º, conforme vem anunciando em suas redes sociais, o vereador Marcel Silvano apresentou mais três requerimentos, aprovado por unanimidade, em que cobram novamente do Executivo, a aplicação do recurso federal, liberado desde 2015, fruto de emendas do senador Lindbergh Farias, articulado com seu mandato, para compra de equipamentos para as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Aterrado do Imburo, Frade e Bicuda Pequena.

O parlamentar disse que sua cobrança tem sido constante, tendo em vista o risco que o município corre de perder o recurso pelo não uso. Segundo ele, uma gestão que usa a crise como desculpa para não fazer investimentos na Saúde, por exemplo, entra em contradição com suas justificativas de falta de orçamento.

“É dinheiro novo que chega do Governo Federal para equipar essas unidades de Saúde e atender a população e melhorar a dignidade e as condições de trabalho desses servidores do ESF, que reclamam da precarização do trabalho. Está na conta da prefeitura no Banco do Brasil desde 2015 e não houve nenhum movimento burocrático para adquirir esses equipamentos”, lamentou o verador.

Nesses três requerimentos aprovados, Marcel destaca a liberação de R$ 70 mil para compra de dois veículos de passeio, sendo um para o ESF do Frade e outro para o Aterrado do Imburo, e R$ 104,8 mil para compra de uma Pick-up tracionada, que atenderá locais de difícil acesso, para a unidade de Bicuda Pequena.

Marcel já esteve com secretários de Saúde que atuaram nesta gestão, mas nada foi feito ou posicionado. Recentemente conversou com o secretário de Saúde, que está recente na pasta, e, segundo Marcel, aguarda uma resposta.

“Agradecemos a ele a disposição de diálogo para buscar essas soluções, já que demostrou interessado em resolver. Estamos cobrando a execução desse recurso que diz respeito a algo importante para todos nós, que é o direito a atenção básica da saúde e melhorar as condições de atendimento ao cidadão próximo a sua casa”, disse Marcel.

Mais conteúdo sobre:
NotíciasO dia na câmara
Vereador Marcel Silvano - Informação obtida em http://marcelsilvano.com.br/noticias/recurso-federal-nao-e-usado-pelo-municipio-para-equipar-unidades-de-esf/