Marcel propõe redução de uso de material plástico na Prefeitura


29/01/2019 10h23 • atualizado 29/01/2019 10h23

A sugestão partiu de uma vereadora do Programa Câmara Juvenil, no final do ano passado

Assim como as novas leis sobre restringir o uso de materiais que poluem o meio ambiente, a juventude, em especial daqui de Macaé, vem dando exemplo de consciência ecológica e sustentável. O vereador Marcel Silvano abraçou a proposta da vereadora Ana Carolina de Oliveira Mateus, do Programa Câmara Juvenil, que indicou em 2018, que o Governo faça um plano de redução de aquisição de material plástico descartável na Prefeitura.

A indicação foi protocolada agora em janeiro e deverá ser votada assim que a Câmara retornar do recesso parlamentar. A sugestão tem como justificativa reduzir o impacto ambiental causado pelo descarte dos descartáveis, promover economia ao cofre público e beneficiar outros setores com o recurso da compra desses materiais.

A vereadora Ana Carolina é aluna do Colégio Municipal Carolina Curvello Beijamin, de Trapiche, na região serrana, e teve uma atuação expressiva no Câmara Juvenil.

Vereadora juvenil Ana Carolina Foto: Ivana Gravina

Vereadora juvenil Ana Carolina Foto: Ivana Gravina

Um exemplo dessa medida acontece em Natal (RN), que em novembro do ano passado promulgou a lei que determina o desuso dos recipientes descartáveis como medida proteção ambiental e economia no orçamento municipal. A mesma lei também foi adotada na prefeitura de Vitória (ES) desde 2012.

Dados de 2017 divulgados pela organização Brasil Sustentável (Brasus) informaram que, anualmente, são produzidos cerca de 57 milhões de toneladas de resíduos plásticos no Brasil. Desse total, 6,5 milhões de toneladas acabaram em rios, córregos e terrenos baldios.

Mais conteúdo sobre:
Notícias
Vereador Marcel Silvano - Informação obtida em http://marcelsilvano.com.br/noticias/marcel-propoe-reducao-de-uso-de-material-plastico-na-prefeitura/