Câmara de Macaé pode ampliar dias das sessões


30/04/2014 18h00 • atualizado 01/05/2014 1h29

Requerimento do vereador Marcel Silvano foi aprovado e será avaliado por uma comissão especial para que a mesa diretora altere o Regimento Interno da Casa

 

Mudanças significativas podem acontecer no legislativo macaense. A cada sessão, novas sugestões dos parlamentares surgem com o objetivo de melhorar o trabalho da Casa, conforme anseio da população que acompanha, principalmente, as sessões ordinárias. Nesta terça-feira, após algumas semanas de discussões sobre o assunto, foi aprovado o requerimento do vereador Marcel Silvano que sugere uma mudança no Regimento Interno da Câmara, onde solicita a ampliação dos dias de realização das sessões.

 

“Sugiro que as sessões aconteçam às terças, quartas e quintas-feiras, a partir das 10h, com tolerância de 15 minutos, até às 12h30. Nesse requerimento, gostaria de começar fazendo referência a uma posição: acredito que as sessões devem dar oportunidades para que a população acompanhe de perto e esta deve estar presente”, explicou o autor do requerimento.

 

Marcel Silvano é um parlamentar que vem, desde o período de campanha eleitoral, defendendo a importância da participação popular no legislativo, como por exemplo, a mudança do horário da sessão para o período noturno, dando oportunidade de o trabalhador assistir as sessões e aumentar a participação popular, já que nesses dias, a maioria em plenário é assessor dos próprios vereadores. O horário noturno chegou a ser atendido, porém, contra a própria opinião popular, conforme manifestações, pesquisas e enquetes, a mudança foi derrubada pela maioria dos vereadores.

 

Hoje, as sessões ocorrem em um plenário grande, novo, distante do Centro, com pouco transporte disponível, deixando as cadeiras da “Casa do Povo” vazias, por conta de argumentos nada plausíveis, segundo Marcel, como novela, jogo de futebol, que iriam prejudicar a ida da população à sessão à noite.

 

“Já que o horário é esse, no período da manhã, quando é difícil das pessoas participarem, que possamos dar uma demonstração à sociedade, propondo que essa Casa então  funcione como as grandes Casas legislativas de capitais. Eu penso que precisamos avançar no trabalho interno. Defendo sempre que os debates em plenário são imprescindíveis para que apresentemos nossas ideias. Uma maneira de fazer a Casa ampliar seu processo democrático e atuação parlamentar”, argumentou Marcel.

Mais conteúdo sobre:
NotíciasO dia na câmara
Vereador Marcel Silvano - Informação obtida em http://marcelsilvano.com.br/noticias/camara-de-macae-pode-ampliar-dias-das-sessoes/