Sou macaense, jornalista e exerço atualmente meu segundo mandato como vereador em Macaé. Minha caminhada política começou no Grupo Jovem Novo Tempo, da Paróquia Nossa Senhora da Glória, onde fui coordenador. Em 2005, assumi, junto a um grupo de amigos, a Coordenação Vicarial da Pastoral da Juventude, até o ano de 2010. Também participei da criação do grupo Militantes do Reino, no Movimento Fé e Política, que atua em Macaé e Rio das Ostras.

Militei ainda no movimento estudantil e no Partido dos Trabalhadores (PT), do qual faço parte até hoje e por onde conquistei meus dois mandatos. No partido, sempre procurei construir uma sigla forte em Macaé, que não abandonasse os ideais que levaram à sua criação. Defendo que o partido deve se manter leal à sua história e às pessoas que acreditaram nele desde o início.

Por isso, em 2007, junto com Ivânia Ribeiro e um grupo de correligionários, me posicionei de forma contrária à entrada do PT no governo municipal – fato que acabou acontecendo por decisão da direção estadual. Em 2008, com o mesmo grupo de petistas, atuei na campanha para vereador do partido que saiu vitoriosa e se sagrou como o único mandato de oposição na Câmara de Macaé.

Participei então de forma incisiva na aproximação da atuação parlamentar com a população, defendendo iniciativas como o Gabinete Itinerante e a luta pela transparência na atuação política, como a defesa da transmissão das sessões da Câmara. Atuei na transmissão da sessão através da internet, que gerou polêmica, mas que se mostrou vitoriosa, já que as sessões passaram a ser transmitidas pela Internet através do site da Câmara e também pela televisão.

Com a consolidação da aliança PV/PT na formação da chapa majoritária, aceitei representar a continuidade do processo iniciado em 2008 me candidatando para a primeira eleição para a Câmara de Macaé. Na disputa eleitoral no ano de 2016, confirmamos nossa vocação e fomos reeleitos para um novo mandato. No ano de 2017, assumi a presidência da Comissão de Educação e Cultura da Câmara e a liderança do Bloco de Oposição da Casa.

Entre nossas principais bandeiras está a defesa de Políticas Públicas para a Juventude (com a aprovação do Conselho Municipal de Juventude), a luta pela melhoria do Transporte Público Municipal (com denúncias e pedidos de CPI para investigação do transporte no município), a luta pela melhoria de condições de trabalho do Servidor Público Municipal e a participação popular, para que Macaé seja um município mais justo para todos.

Vereador Marcel Silvano - Informação obtida em http://marcelsilvano.com.br/meu-historico/